quinta-feira, 31 de julho de 2008

Glimpses of America (I)

Aqui é tudo muito lavadinho. O anúncio abaixo está nas casas-de-banho da minha universidade. É comum encontrar em casas de banho dos restaurantes anúncios que dizem "employees are required to wash hands before work". (Não sei se me deva assustar por em Portugal nunca ter visto anúncios destes, ou se o que é preocupante é terem de haver anúncios destes nos EUA...)

Entretanto, de facto, este anúncio faz um certo sentido pittsburghiano (americano?). As regras da boa-educação saúdam-nos (e perseguem-nos) em todo o lado. Não é só as pessoas serem mais afáveis. É uma simpatia diferente da portuguesa. A amabilidade tuga é assim meio trôpega e espontânea, palita-se o dente enquanto se explicam direcções. Mas vem do fundo do coração luso, pá. Por outro lado, a polidez americana é mais delicada, própria de quem bebe chá com o mindinho direitinho. Pedem desculpa se estacionam o carro no passeio, e têm cuidado para os cães não irem ao encontro de transeuntes incautos. No autocarro, o condutor olha-nos nos olhos quando nos vamos embora e nós dizemos "bye", ao que ele responde "bye" ou (aprendam que eu não duro sempre, esta frase dá para tudo) "have a good one".
Este tipo de polidez era extremamente comentada pelos tugas emigrantes que eu conhecia. É controversa: alguns veêm-na como um sinal da superficialidade americana, outros não. Eu gosto e dou-me muito bem com ela. É bom ser bem-educado.

3 comentários:

Guillaume Riflet disse...

A boa educação faz parte da cultura dum povo. Dizer "obrigado", "bom dia" foi-nos ensinado. Noutros paises fazem mais questão (França e Bélgica valorizam muito um "bom dia" antes de iniciar qualquer contacto). Muitas vezes dizemos isso com superficialidade. Mas, a verdade, é que o amor também aprende-se. E às vezes, é bom termos uma ferramenta que permite mostrar a nossa atenção em relação aos outros. Também acho que um bocadinho mais de boa educação na rua e nos locais públicos faria muito bem em Portugal.

A ideia da Ana M. de te oferecer este blogue foi a melhor coisa que aconteceu na blogosfera de língua portuguesa :)

João Vasco disse...

O texto na imagem fotografada está lindo!

Anónimo disse...

Será que ainda lês este? Lá por seres pitosga na tua terra, não quer dizer que ela seja menos asseadinha... o que não faltam nas casas de banho dos restaurantes tugas são os estranhos papelitos das certificadoras de higiene e segurança a dizer quando como e com quê se devem lavar as coisas, inclusivé as mãos dos empregados...

a.